quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Projeto Pedagógico "O nascimento da borboletinha"

ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL CASINHA DA EMÍLIA

BÁRBARA ESTELA ZANELLA NUÑEZ
Coordenadora pedagógica: Zulmira Peduce


Projeto pedagógico:
“O NASCIMENTO DA BORBOLETINHA”
Etapa IV-C
Auxiliar pedagógica: Sandra





Uruguaiana, julho de 2013.
ASSUNTO:
Animais

TEMA:
A borboleta

TÍTULO:
O nascimento da borboletinha

DURAÇÃO:
Aproximadamente 45 dias

JUSTIFICATIVA:

As crianças da educação infantil têm uma curiosidade natural em conhecer pequenos animais, especialmente os animais que fazem parte de sua realidade, como é o caso da borboleta. No entanto, a maior parte das crianças, na faixa etária, entre três e quatro anos, não conhecem o ciclo de vida da borboleta, bem como, as transformações que ocorrem nesse processo, desconhecendo a importância deste animal na polinização de outros seres vivos, como as flores. O contato com pequenos animais, como a borboleta, é um meio para desenvolver maior afetividade em relação aos seres vivos, ajudando as crianças a terem maior respeito, cuidado e conhecimento sobre eles.

OBJETIVO GERAL:

Conhecer diferentes tipos de borboletas, sua forma, cores diversas, ciclo de vida e contribuição na polinização das flores, bem como, valorizar a espécie, ampliando o conhecimento de mundo através de experiências nos diversos eixos, com o auxílio da borboleta, aumentando sua sensibilidade através do mundo ao seu redor.

CONTEÚDOS;

NATUREZA E SOCIEDADE: Os seres vivos, objetos e processos de transformação;
MATEMÁTICA: Números e operações, grandezas e medidas, espaço e forma;
ARTES VISUAIS: Cores, formas e texturas, leitura e releitura de imagem;
MOVIMENTO: Motricidade ampla e fina;
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA: Expressão oral, compreensão e interpretação;
MÚSICA: Criação e apreciação musical.
                                                       
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

·       Conhecer o ciclo de vida da borboleta;
·       Desenhar o ciclo de vida da borboleta;
·       Demonstrar criatividade, senso estético e motricidade fina nas atividades de modelagem;
·      Respeitar e valorizar a borboleta;
·      Sensibilizar-se esteticamente;
·      Demonstrar criatividade nas criações bidimensionais e tridimensionais;
·      Compreender e interpretar histórias;
·      Apreciar obra artística;
·      Realizar releitura de imagem observando cores e formas;
·      Movimentar-se amplamente demonstrando controle de seus movimentos amplos;
·      Apreciar canções;
·      Expressar conceitos a cerca da metamorfose da borboleta;
·      Conhecer o processo de transformação da borboleta;
·      Cuidar e respeitar suas produções artísticas e a dos colegas;
·      Pesquisar os diversos tipos de registros do ciclo de vida da borboleta;
·      Perceber os objetos e seus processos de transformação;
·      Conhecer regras de jogos;
·      Participar de trava-línguas e adivinhações expressando criatividade e curiosidade;
·      Conhecer algumas informações de autora de obra artística;
·      Utilizar criativamente diversos recursos nas criações artísticas;
·      Apreciar canções diversas;
·      Conhecer a escrita de seu nome;
·      Expressar seus conhecimentos prévios oralmente;
·      Classificar e seriar objetos;
·      Brincar com a música;
·      Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação;

ATIVIDADE DESENCADEADORA:

Motivação para a hora do conto: A educadora leva, impresso em folha sulfite a imagem de um casulo e realiza questionamentos orais levantando os conhecimentos prévios dos alunos.

Hora do conto: “O nascimento da borboletinha”
Com o auxílio de um álbum seriado, a educadora realiza a leitura da história, em algumas páginas há um círculo vazado para que o contador da história desenhe um rosto em seu dedo e introduza no orifício.


ATIVIDADES:

·       Motivações para as horas do conto;
·       Adivinhações;
·       Desenho, com giz de cera, da metamorfose da borboleta;
·       Ilustrações das histórias;
·       Pesquisas em livros;
·       Borboleta com o carimbo das mãozinhas;
·       Circuitos recreativos;
·       Apreciação de imagens;
·       Borboleta de tangran;
·       Reconto da história “O nascimento da borboletinha”;
·       Dobradura da lagartinha;
·       Compreensão e interpretação de histórias;
·       Borboletinha de garrafa pet;
·       Fantoche de vara da borboletinha;
·       Ensaio coreográfico da “Borboleta pequenina”;
·       Exposição dos trabalhos;
·       Receita de massinha de modelar caseira;
·       Jogo da batata quente;
·       Brincadeira do roda anel;
·       Trava-línguas;
·       Obra de arte com massa de modelar e papelão;
·       Cartaz do ciclo de vida da Borboleta;
·       Apreciação de imagem: “O voo da alma”;
·       Informações de Keith Mallett, autora da obra “O voo da alma”;
·       Painel de releitura de imagem com retalhos de tecidos;
·       “O jardim”: Composição visual a partir da impressão digital;
·       Painel coletivo “A borboleta”, com tampinhas de garrafas;
·       Hora do conto “A menina das borboletas”;
·       Hora do conto: “A borboleta”;
·       Enciclopédia dos animais;
·       Hora do conto: “Aprendendo a voar”;
·       Hora do conto: “Se eu tivesse asas”;
·       Poema: “As borboletas” de Vinicius de Moraes;
·       Borboleta de cola colorida em papel cobrado ao meio, como carimbo;
·       Interpretação plástica do poema de Vinicius de Moraes;
·       Borboleta com rolo de papel higiênico;
·       Construção do cantinho da leitura.


ATIVIDADE DE CULMINÂNCIA:


Apresentação artística com coreografia da música “Borboleta pequenina”


RECURSOS:

Livros, giz de cera, caixa de ovo, garrafa pet, cola colorida, tangran, rolo de papel higiênico; obras artísticas; almofada de carimbo, farinha, sal, água, azeite, vinagre, caixa, papelão, papel pardo, retalhos de tecidos, CD, fantasia de flor, folha sulfite, hidrocor, tampinhas de garrafas, cartolinas, cola quente, EVA’s.


AVALIAÇÃO:


A avaliação será realizada através de observação e do alcance, pelas crianças, dos objetivos propostos no projeto pedagógico.

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