ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL CASINHA DA EMÍLIA
BÁRBARA ESTELA ZANELLA NUÑEZ
Coordenadora pedagógica: Zulmira Peduce
Projeto pedagógico:
“O NASCIMENTO DA BORBOLETINHA”
Etapa IV-C
Auxiliar pedagógica: Sandra
Uruguaiana, julho de 2013.
ASSUNTO:
Animais
TEMA:
A borboleta
TÍTULO:
O nascimento da borboletinha
DURAÇÃO:
Aproximadamente 45 dias
JUSTIFICATIVA:
As crianças da educação infantil têm uma curiosidade
natural em conhecer pequenos animais, especialmente os animais que fazem parte
de sua realidade, como é o caso da borboleta. No entanto, a maior parte das
crianças, na faixa etária, entre três e quatro anos, não conhecem o ciclo de
vida da borboleta, bem como, as transformações que ocorrem nesse processo,
desconhecendo a importância deste animal na polinização de outros seres vivos,
como as flores. O contato com pequenos animais, como a borboleta, é um meio
para desenvolver maior afetividade em relação aos seres vivos, ajudando as
crianças a terem maior respeito, cuidado e conhecimento sobre eles.
OBJETIVO GERAL:
Conhecer diferentes tipos de borboletas, sua forma,
cores diversas, ciclo de vida e contribuição na polinização das flores, bem
como, valorizar a espécie, ampliando o conhecimento de mundo através de
experiências nos diversos eixos, com o auxílio da borboleta, aumentando sua
sensibilidade através do mundo ao seu redor.
CONTEÚDOS;
NATUREZA E SOCIEDADE: Os seres vivos, objetos e processos de transformação;
MATEMÁTICA: Números e
operações, grandezas e medidas, espaço e forma;
ARTES VISUAIS: Cores,
formas e texturas, leitura e releitura de imagem;
MOVIMENTO: Motricidade ampla
e fina;
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA: Expressão oral, compreensão e interpretação;
MÚSICA: Criação e
apreciação musical.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
· Conhecer o ciclo de vida da borboleta;
· Desenhar o ciclo de vida da borboleta;
· Demonstrar criatividade, senso estético e motricidade
fina nas atividades de modelagem;
·
Respeitar e
valorizar a borboleta;
·
Sensibilizar-se
esteticamente;
·
Demonstrar
criatividade nas criações bidimensionais e tridimensionais;
·
Compreender e
interpretar histórias;
·
Apreciar obra
artística;
·
Realizar
releitura de imagem observando cores e formas;
·
Movimentar-se
amplamente demonstrando controle de seus movimentos amplos;
·
Apreciar canções;
·
Expressar
conceitos a cerca da metamorfose da borboleta;
·
Conhecer o
processo de transformação da borboleta;
·
Cuidar e
respeitar suas produções artísticas e a dos colegas;
·
Pesquisar os
diversos tipos de registros do ciclo de vida da borboleta;
·
Perceber os
objetos e seus processos de transformação;
·
Conhecer regras
de jogos;
·
Participar de
trava-línguas e adivinhações expressando criatividade e curiosidade;
·
Conhecer algumas
informações de autora de obra artística;
·
Utilizar
criativamente diversos recursos nas criações artísticas;
·
Apreciar canções
diversas;
·
Conhecer a
escrita de seu nome;
·
Expressar seus
conhecimentos prévios oralmente;
·
Classificar e
seriar objetos;
·
Brincar com a
música;
·
Explorar as
possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras
e nas demais situações de interação;
ATIVIDADE DESENCADEADORA:
Motivação para a hora do conto: A educadora leva, impresso em folha sulfite a imagem
de um casulo e realiza questionamentos orais levantando os conhecimentos
prévios dos alunos.
Hora do conto:
“O nascimento da borboletinha”
Com o auxílio de
um álbum seriado, a educadora realiza a leitura da história, em algumas páginas
há um círculo vazado para que o contador da história desenhe um rosto em seu
dedo e introduza no orifício.
ATIVIDADES:
·
Motivações para
as horas do conto;
·
Adivinhações;
·
Desenho, com giz
de cera, da metamorfose da borboleta;
·
Ilustrações das
histórias;
·
Pesquisas em
livros;
·
Borboleta com o
carimbo das mãozinhas;
·
Circuitos
recreativos;
·
Apreciação de
imagens;
·
Borboleta de
tangran;
·
Reconto da
história “O nascimento da borboletinha”;
· Dobradura da lagartinha;
· Compreensão e interpretação de histórias;
· Borboletinha de garrafa pet;
· Fantoche de vara da borboletinha;
· Ensaio coreográfico da “Borboleta pequenina”;
· Exposição dos trabalhos;
· Receita de massinha de modelar caseira;
· Jogo da batata quente;
· Brincadeira do roda anel;
· Trava-línguas;
· Obra de arte com massa de modelar e papelão;
· Cartaz do ciclo de vida da Borboleta;
· Apreciação de imagem: “O voo da alma”;
· Informações de Keith Mallett, autora da obra “O voo da
alma”;
· Painel de releitura de imagem com retalhos de tecidos;
· “O jardim”: Composição visual a partir da impressão
digital;
· Painel coletivo “A borboleta”, com tampinhas de
garrafas;
· Hora do conto “A menina das borboletas”;
· Hora do conto: “A borboleta”;
· Enciclopédia dos animais;
· Hora do conto: “Aprendendo a voar”;
· Hora do conto: “Se eu tivesse asas”;
· Poema: “As borboletas” de Vinicius de Moraes;
· Borboleta de cola colorida em papel cobrado ao meio,
como carimbo;
· Interpretação plástica do poema de Vinicius de Moraes;
· Borboleta com rolo de papel higiênico;
· Construção do cantinho da leitura.
ATIVIDADE DE CULMINÂNCIA:
Apresentação artística
com coreografia da música “Borboleta pequenina”
RECURSOS:
Livros, giz de
cera, caixa de ovo, garrafa pet, cola colorida, tangran, rolo de papel
higiênico; obras artísticas; almofada de carimbo, farinha, sal, água, azeite,
vinagre, caixa, papelão, papel pardo, retalhos de tecidos, CD, fantasia de
flor, folha sulfite, hidrocor, tampinhas de garrafas, cartolinas, cola quente,
EVA’s.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será
realizada através de observação e do alcance, pelas crianças, dos objetivos
propostos no projeto pedagógico.
Projeto muito bom mesmo. Valeu!
ResponderExcluirVeio na hora certa para mim.
Parabéns!